Quando se fala em MARCA, alguns pensam no design do Logotipo. Outros na IMAGEM conceitual da empresa ou produto. Outros mais, em como a empresa ou produto são percebidos pelo público.

Acredito que tudo isso, junto e misturado, é o que faz a MARCA de uma empresa ou produto terem força, respeito e valor. Muitos profissionais são envolvidos nesse processo, que muitas vezes são de empresas diferentes e até mesmo por profissionais da própria empresa. Mas todos precisam ter algumas coisas em comum:

  • profundo conhecimento da empresa e/ou produto
  • identificação total do público com quem vai estar falando
  • profundo conhecimento técnico das tecnologias de comunicação e marketing para as novas mídias

Nunca acreditei em uma solução isolada. E essa é uma realidade cada vez mais viva. Temos que trabalhar em conjunto para termos sucesso. Sempre nos envolvemos com os trabalhos, muito além do próprio trabalho, pois víamos que o sucesso de nossos Clientes dependiam de algo mais, que muitas vezes eles não percebiam.

Criar um LOGOTIPO é um pequeno passo para se trabalhar uma Marca. Na raiz tem a empresa, seus Funcionários e Colaboradores e seus Produtos e Serviços. Nada poderá substituir ou esconder uma estrutura mal formada ou um produto e serviço sem qualidade. Não precisamos nem discutir isso. E entramos aqui em COMO esta empresa se faz notada pelo seu público. Longe do tempo dos grandes investimentos em Mídia, realidade apenas de grandes empresas do passado, hoje, grandes e pequenos disputam espaço e reconhecimento em um terreno ainda novo e dinâmico, para desespero de muitos.

Estar presente na WEB e em MÍDIAS SOCIAIS é a grande diferença e onde, cada vez mais, profissionais se especializam  e se dedicam em conhecer profundamente esse universo.

Poucas empresas investem em SEO. Investem no desenvolvimento de um site sem se preocupar como este site, por mais bonito que seja, vai atrair seu público para ele. Não entendem, ainda, que precisam de um acompanhamento pós-site, que monitore o dia-a-dia dos seus acessos ou não acessos. Que proponha correções de percurso durante a viagem.

Mesmo a ESTRUTURA de um site, segue já há algum tempo (e muito ainda não fazem isso) parâmetros modernos que facilitam e priorizam a MOBILIDADE dos indivíduos. Mobilidade e parâmetros de LOCALIZAÇÃO e IDENTIFICAÇÃO.

Os sites RESPONSIVOS – palavra de tradução duvidosa- são obrigatórios para a sobrevivência de uma Marca. Já temos feito isso para nossos Cliente há tempos… Mas muitos ainda não fazem. Um site que esteja próximo de seu público onde ele estiver, na hora que quiser é fundamental. Cada dia mais são usados smartphones e tablets para acesso à WEB. Como seu site e produtos são vistos nestes dispositivos móveis? Quem nunca pensou nisso ainda está com os dias contados.

Ter um CONTEÚDO relevante é o terceiro passo dessa rede que estamos formando. Ter o que falar, com propriedade, é fundamental. E FALAR, com um número cada vez maior de pessoas e formadores de opinião, tornou-se primordial e nosso quarto passo.

A maioria das pessoas fazem parte de alguma REDE SOCIAL. Ou de várias. Cada um escolhe a que mais se identifica com ele, ou com o momento. Por isso não podemos apenas FALAR dentro do nosso SITE. Temos que soltar a voz (ou o teclado) para todas as mídias existentes e entender as diferenças de cada uma. O que falar e como falar em cada uma delas, como se COMUNICAR com o público que se identifica com cada uma delas. Um trabalho de expertise, sem sombra de dúvida. Não basta pedir para o filho ou o sobrinho, que não saem da internet, te ajudar. Precisa ter CRITÉRIO e CONHECIMENTO para isso. E é um trabalho árduo e constante. Diário…

Temos que entender que nada acontece isoladamente em nossa vida. Em nossas EMPRESAS não seria diferente.
Estamos criando redes e relacionamentos e tratá-los com o devido respeito é nosso dever maior. Isso se quisermos que eles durem e cresçam, é claro.

 

silvia abolafio
designer coordenadora
Cia. de Desenho